Divulgação do Serviço de Rede Sem Fio da EEL/USP

 

  1. Apresentação

 

Foram ativadas as instalações da Rede SEM FIO da Escola de Engenharia de Lorena neste mês de setembro. A implementação da nossa Rede SEM FIO foi feita com base no projeto desenvolvido pelo CI/EEL, que obteve os recursos necessários com o Projeto Fapesp 2010/52467-1. Este projeto visava atender os prédios da Graduação, Salas da Pós-Graduação, Auditórios, Bibliotecas e Salas de Estudo, trazendo enormes benefícios à qualidade do ensino; aumentando a disponibilidade de acesso à Rede EEL, tanto para os servidores como para os alunos; transformando simples salas de aula em salas interativas, as quais poderão ser usadas também como salas auxiliares de congressos, eventos multimídia e ensino à distância através de pequenas adaptações para videoconferência.

 

Este projeto teve como objetivo atender à PRIMEIRA ETAPA da Rede Sem Fio Corporativa e atendeu as seguintes ÁREAS DE COBERTURA:

 

No Campus I - 27 Access Point Aruba 105

 

  • Salas de aula do prédio da Graduação
  • Salas de aula do prédio do Colégio Técnico
  • Auditório do prédio da graduação
  • Auditório do Centro de Informática
  • Auditório da Biblioteca Universitária
  • Sala de Estudos da Biblioteca Universitária

 

No Campus II - 16 Access Point Aruba 105

 

  • Salas do prédio da Graduação
  • Salas de aula do prédio da Administração
  • Biblioteca
  • Mini Auditório
  • Salão de Conferencias
  • Sala de  Aula Informatizada
  • Salas de Estudos dos alunos

 

Para maiores informações sobre os locais de cobertura, consulte os mapas (item 5) no final desta publicação.

 

A SEGUNDA ETAPA do projeto visará as seguintes ÁREAS DE COBERTURA :

 

  • Prédios do Departamento de Biotecnologia – LOT
  • Prédios do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais – LOB
  • Prédios do Departamento de Engenharia Química – LOQ
  • Prédios do Departamento de Engenharia de Materiais – LOM

 

As ÁREAS DE COBERTURA a serem atendidas nos Departamentos, na SEGUNDA ETAPA, serão definidas pela Comissão de Informática da EEL, assim como a fonte de recursos para a compra dos equipamentos Access Points necessários. O CI/EEL já está trabalhando junto à Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP, para que esta nos dê apoio financeiro para aquisição dos equipamentos.

Vale ressaltar que o Projeto da Rede Sem Fio da EEL teve seus estudos iniciados em 2009, foi finalizado e apresentado à FAPESP, através do CCE-USP em 2010.  Na época, tínhamos um cenário que nos mostrava certa ordem de grandeza dos recursos financeiros possíveis de serem aprovados, o que nos motivou a dividir a Área de Cobertura tendo em vista o volume de recursos financeiros necessários para viabilizar a aquisição dos equipamentos. Felizmente o nosso projeto apresentado foi aprovado e implantado neste ano de 2011. A partir do segundo semestre de 2011, tanto a Coordenadoria de Tecnologia da Informação como o Centro de Computação Eletrônica da USP adotaram como uma das políticas de TI a busca da cobertura total da Rede Sem Fio para todos os Campi da USP, o que facilitará a nossa SEGUNDA ETAPA do projeto.

A solução adotada para atender a Rede SEM FIO da EEL está dotada de alta escalabilidade, podendo ser utilizada futuramente para agregar novos serviços, como telefonia IP Wireless, câmeras de vigilância IP wireless, rastreamento e localização de equipamentos ou alunos dentro da área de cobertura da rede, dentre outros serviços que necessitam de mobilidade, além de ter seu gerenciamento centralizado.  Vale ressaltar que estes Access Points NÃO funcionam se forem retirados da nossa Rede,  o que ajuda a desestimular possíveis tentativas de furto.

 

2.Equipamentos suportados

 

Qualquer dispositivo que tenha interface wifi que obedeçam às especificações de rede sem fio 802.11b/g/n.

Exemplos: notebooks, netbooks, tablets, celulares com wifi (não confundir com 3G), etc.

 

3.SSID de rede

 

Nomeado como “EEL-WIFI”, não há solicitação de autenticação, de forma que o acesso pode ser feito livremente dentro da área de cobertura nos locais especificados no item 1 desta publicação.

 

4.Disponibilidade dos Serviços

 

Os serviços da Rede Sem Fio da EEL estarão disponíveis 24 horas por dia, 07 dias por semana, entretanto poderá haver quedas de desempenho ou interrupções devido a circunstâncias externas, tais como:

  • Manutenções técnicas e/ou operacionais, programadas ou emergenciais, que exijam o desligamento temporário do sistema;
  • Falta de fornecimento de energia elétrica por um período além da capacidade das baterias dos no-breaks;
  • Defeitos ou interferências externas nos equipamentos da Rede Sem Fio;
  • Ocorrências de falhas no link de acesso à Internet;
  • Condições ambientais adversas que propiciem a possibilidade de perda de comunicação
  • Eventos imprevisíveis, inesperados, forças maiores;

 

 

5.Aplicações e restrições

 

É permitido utilizar-se do acesso sem fio nas seguintes aplicações:

 

  • Navegadores como Intenet Explorer, Firefox, Chrome, Mini-Opera entre outros.
  • Leitura e envio de e-mail por clientes como Outlook e Thunderbird apenas quando as conexões forem feitas através de portas seguras de smtp e pop como 465, 587 e 995. As portas 25 (envio de e-mail) e 110 (recepção de e-mail) não são suportadas por não possibilitarem criptografia. Nestes casos o acesso aos e-mails pode ser feito apenas via webmail.

 

Restrições:

 

  • Qualquer outra aplicação que se utilizar das portas diferentes daquelas especificadas pelas aplicações permitidas são bloqueadas por motivos de segurança e tráfego. Ex.: FTP, Aplicativos P2P, Skype e outros.
  • A velocidade da banda de acesso dos disposivos Sem Fio é monitorada e limitada de forma que ela não interfira no acesso institucional como um todo.

 

6.Política de Uso da Rede Sem Fio

 

A rede Wireless da EEL atende às normas descritas pelo Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo, link www.semfio.usp.br, além de políticas internas e da Instrução Normativa CI 01/2011.

O usuário que acessa a rede wireless da EEL deve obedecer às normas abaixo:

6.1. Não é permitido qualquer tipo de scanner na rede Wireless (Sem fio), mesmo que seja para testes. Somente será concedido direito para scanner, solicitações encaminhadas para o Centro de Informática da EEL.

6.2. A utilização dos equipamentos computacionais da EEL, através de um código de acesso, é permitida somente para atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão. Esses recursos necessitam de autorização especial para utilização em qualquer outra finalidade e não devem ser extensivamente usados para fins privativos.

6.3. A tentativa de acesso, ou o acesso a computadores não autorizados; a tentativa de quebra, ou a quebra de sigilo de senhas alheias; o acesso e modificação de arquivos pertencentes a outros usuários sem a sua autorização são considerados delitos graves, puníveis com o cancelamento da conta eletrônica infratora em todos os computadores da EEL e com a restrição de acesso físico aos laboratórios da EEL, podendo até resultar em ação legal.

6.4. O conteúdo das páginas pessoais no site da EEL deve ser exclusivamente acadêmico. Qualquer assunto que não seja de caráter acadêmico poderá resultar em ação de responsabilidade administrativa, civil e/ou criminal.

6.5. Não é permitido desenvolver, manter, usar ou divulgar meios que possibilitem a violação de computadores da rede. O desrespeito a esta regra também será punido com a exclusão da conta eletrônica envolvida e impedimento de obtenção de novas contas eletrônicas pelo usuário em questão.

6.6. Toda documentação ou informação obtida através da rede, que tenham propriedade registrada, não pode ser copiada, modificada, disseminada ou usada, no todo ou em parte, sem permissão expressa do detentor dos direitos autorais.

6.7. Os recursos computacionais da EEL não podem ser usados para mostrar, armazenar ou transmitir texto, imagem ou som que possam ser considerados ofensivos ou abusivos.

6.8. Os administradores dos sistemas computacionais da EEL podem ter acesso aos arquivos dos usuários quando for indispensável para a manutenção do sistema e em falhas de segurança, conforme disposto no Código de Ética da USP.

 

Fonte: http://www.icmc.usp.br/~sti/manuais/wireless/politicassemfio.html