O Licenciamento de Software:

Ao requisitar a compra de um computador o mesmo deve ser adquirido com as licenças do sistema operacional e dos softwares que forem ser usados. Caso não seja possível adquirir as licenças junto com o computador estas poderão ser compradas no Centro de Computação Eletrônica CCE-USP, desde que estejam disponíveis na lista do endereço abaixo:

LINK: http://www.sti.usp.br/atendimento/faq/licenciamento-de-programas/

 

Quem pode requisitar:

Todo funcionário da EEL (Docente e/ou Técnico-Administrativo) deve requisitar licenças do Sistema Operacional e outros softwares, com a intermediação do Centro de Informática da EEL, conforme orientações do Centro de Computação Eletrônica da USP (CCE) e em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 4754, DE 10 DE MAIO DE 2000.
(D.O.E. - 16.05.2000), que adotou como rotina a centralização das informações de controle das licenças. Este controle é importante para evitarmos a abertura de um chamado desnecessário, duplicado, com falta de informações ou informações conflitantes, o que pode acarretar o cancelamento do chamado, acarretando atrasos numa possível compra e/ou a compra de um produto incompatível com o microcomputador do requisitante.

O CI/EEL irá avaliar a necessidade de cada requisitante, considerando a área de atuação e as aplicações relacionadas ao trabalho do requisitante de forma a indicar o software e a versão mais apropriada. Irá avaliar também as configurações do microcomputador para verificar se há compatibilidade hardware/software para a instalação do aplicativo a ser adquirido e proporcionar desta forma a melhor solução possível.

Estes procedimentos são necessários e de acordo com as determinação do CCE para mantermos o controle das licenças validadas na instituição e também evitar a compra de licenças de softwares cuja a instalação não seja possível, por algum motivo .

Após o cumprirmos a rotina de avaliações o CI/EEL entrará em contato com o requisitante para que ele informe a fonte de recursos que será usada para custear a compra da licença junto ao CCE.

 

Que tipo de computadores podem ser atendidos:

- Todos computadores comprados pela EEL;

- Todos computadores comprados por projetos, a serviço da EEL.

 

Como requisitar uma licença:

- Passar as informações abaixo por e-mail para licencas@eel.usp.br

- Discriminar o software que deseja adquirir, informando Número, Nome, Plataforma, Idioma, Preço e Quantidade de licenças;

- Informar o número de Patrimônio, quando o computador for da EEL;

- Quando for um computador comprado por Projeto, informar o número de série, marca, modelo, o Projeto que comprou o equipamento e o nome do responsável pelo equipamento;

- Informar a fonte de recursos que irá pagar a licença. Caso seja usado recursos da RI o responsável terá que autorizar a transposição do valor.
 

Que licenças são comercializadas pelo CCE-USP?

As informações estão no endereço acima.
Esclarecemos que, ao comprar uma licença do CCE para instalar um sistema operacional ou um software nós recebemos apenas o número da mesma, não está sendo comprado o programa, portando não há nada físico, o manual impresso e a mídia de instalação não serão enviados pelo CCE.
 
Para mais informações pedimos entrar em contato via e-mail: licencas@eel.usp.br ou no ramal 5114.